fbpx

Nosso Blog

Notícias,dicas,conteúdos e muito mais! 

Empoderamento feminino no mercado de trabalho

‍ 👩‍💼 A ONU Mulheres juntamente com o Pacto Global elaboraram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Divido em 7 princípios, visa auxiliar o meio corporativo a implementar práticas e ações que promovam a igualdade de gênero.

👇 Abaixo você confere esses 7 Princípio, a importância do empoderamento feminino e como as empresas podem promovê-lo dentro de seus ambientes.

Os 7 Princípios do Empoderamento das Mulheres:

  1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
  6. Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
  7. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Uma pesquisa salarial realizada pela plataforma de divulgação de vagas, Catho, apontou que as mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. Segundo a mesma pesquisa, realizada em 2016, mulheres se demitem mais que os homens, como forma de buscar equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.
Apesar do crescimento de mulheres em altos cargos de liderança, ainda vemos uma discrepância na igualdade de gênero no mercado de trabalho. A igualdade entre mulheres e homens dentro do ambiente corporativo promove resultados positivos, pois traz diferentes pontos de vistas para discussões, gerando mudanças e crescimento. Além disso possuir uma voz feminina dentro do processo possibilita o desenvolvimento de produtos e ou serviços mais assertivos e adequados ao público.
Tendo em vista a importância e os princípios do empoderamento feminino, o primeiro passo que a sua empresa pode dar em busca da igualdade, é através da abordagem do empoderamento feminino em treinamentos. É fundamental que haja em todos os funcionários, a conscientização sobre a importância e o valor da igualdade.