fbpx

Nosso Blog

Notícias,dicas,conteúdos e muito mais! 

Especialista ou Generalista, existe um melhor?

📌 Não existe um perfil melhor, ou pior, existem dois perfis que possuem espaço no mercado para demandas diferentes. Ambos podem ser extremamente bem-sucedidos, isso depende da aptidão de cada profissional e da maneira que ele prefere trabalhar 💪

Especialista: É aquele profissional que possui alto nível de conhecimento em uma área. Também chamada de formação vertical, na qual a pessoa se dedica em uma determinada área. O especialista trabalha de forma técnica, buscando soluções por meio de suas habilidades, podendo prestar os serviços de consultoria ou atendimentos para atender necessidades pontuais.
Vantagens: Alta demanda de áreas técnicas, como saúde, engenharia e TI.
Maior chance de reconhecimento dentro da sua área de atuação.
Desvantagens: Exige estudos e atualizações constantes, para evitar a defasagem do conhecimento.
Menor tendência na ocupação de cargos de gestão.

Generalista: O profissional generalista é aquele que possui conhecimentos sobre diversos aspectos de um negócio ou mercado. Também chamada de formação horizontal. Generalistas costumam ter uma visão sistêmica dos negócios, compreendendo como as diferentes áreas se relacionam e de que maneira os departamentos colaboram uns com os outros. Tendo que lidar com tarefas mais ligadas à gestão de pessoas e processos.


Vantagens: Maior demanda e funções no mercado de trabalho;
Maiores chances de ocupar cargos de gestão;
Desvantagens:
Maior dificuldade de ser visto como referência em sua área;
Por não terem um único foco, é comum que generalistas passem por períodos de incerteza em relação à vocação.