fbpx

Nosso Blog

Notícias,dicas,conteúdos e muito mais! 

Lifelong learning: porquê é importante para a sua carreira e como praticá-lo

Como uma resposta ao dinamismo intenso do mercado de trabalho atual, surgiu o conceito de lifelong learning, que traduzido significa, aprendizagem contínua. Mesmo após, graduações, especializações e mais, ainda é necessário manter uma postura aberta ao aprendizado, tendo isso como um hábito para toda a vida.
Quando você pratica lifelong learning, você está se comprometendo com o desenvolvimento de competência técnicas e comportamentais, aumentando suas chances de sucesso profissional. Mas além disso, o lifelong learning, antecipa, acompanha e responde as transformações do mundo e do mercado de trabalho.
Algumas maneiras de adotar esse conceito para sua vida são através de cursos de especialização, ficar atento as tendências do mercado e identificar pontos de melhorias em si mesmo. Além disso o conceito é definido em 4 pilares que te ajudarão a entender o que você precisa aprender.
Aprender a conhecer: Tão importante quanto estudar, é necessário reter o conhecimento adquirido, e para que isso ocorra é necessário que haja prazer no que se está aprendendo. Reter o conhecimento te permite pensar refletir, debater e pensar, ao invés de apenas reproduzir o conteúdo.
Aprender a fazer: Acompanhando o ritmo de mudanças e inovações que vivemos, saber fazer apenas nossas funções, já não é o suficiente, é necessário estar preparado para desempenhar novas atividades, sendo capaz de enfrentar as dificuldade e desafios.
Aprender a conviver: Aprendizado não está apenas relacionado as habilidades técnicas, é preciso desenvolver habilidades comportamentais. Você precisa compreender o outro, aprender a conviver com diferenças, adversidades e percepções alheais, além de ser capaz de resolver conflitos, pois tudo isso constitui trabalhar em coletividade.
Aprender a ser: Com lifelong learning devemos aprender a ter mais autonomia, senso crítico, criatividade e iniciativa, proporcionando um crescimento integral de você como profissional.