fbpx

Nosso Blog

Notícias,dicas,conteúdos e muito mais! 

Seremos trocados por robôs?

🤖 Esse assunto é polêmico entre leigos e estudiosos, alguns veem vantagens na automação de processos, enquanto outros acreditam que só existam lados negativos.
Qual a sua opinião sobre o assunto? 🤔

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey estima-se que até 2025, 60 milhões de empregos industriais sejam substituídos por robôs.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que, na maioria dos seus países participantes, 47% das atividades laborais tendem a ser afetadas pela automação, sendo que robôs e computadores podem ocasionar mudanças, ou até mesmo, eliminar cinco em cada dez empregos.
Seria o início do robocaplipse?

Não podemos negar que a Inteligência Artificial está evoluindo cada vez mais, robôs já são capazes de dirigir, cozinhar e servir, analisar imagens e selecionar candidatos de empregos. Mas não podemos esquecer que os robôs apenas simulam seres humanos.
O nosso poder como seres humanos reside no potencial de criação, imaginação, e principalmente, na empatia. Por mais que a tecnologia esteja mais em nosso ambiente de trabalho, no final do dia, tudo se resume a H2H, human to human.

A automação dos empregos não será responsável apenas pela extinção de cargos, com ela surgirão muitos outros também!
O antropólogo Benjamim Shestakofsky, conduziu uma pesquisa em uma empresa na Califórnia durante 19 meses, e constatou que novas necessidades surgiram. Profissionais mais humanos, mais qualificados e com conhecimento específico, tem sido cada vez mais procurados para ocupar as novas vagas que a automação gerou, como analista estatístico, gestor de qualidade, de conteúdo, de sistemas de dados e engenharia de processos. Não devemos esquecer que por trás dos algoritmos e softwares complexos, haverá humanos para controlá-los.