fbpx

Nosso Blog

Notícias,dicas,conteúdos e muito mais! 

Soft Skills: as habilidades do futuro

👉 As softs skills são definidas como as competências comportamentais, são atributos pessoais que, unidos ao conhecimento técnico, formam um pacote de habilidades que um profissional deve possuir. Estas habilidades estão deixando de serem diferenciais para se tornarem requisitos durante o processo de seleção, com as constantes mudanças que precisamos encarar, somos obrigados a nos adaptar e interagir com as novidades, diferenças e desafios do dia a dia.
Algumas habilidades que você precisa desenvolver são:

1️⃣ Inteligência Emocional: Já conversamos muito por aqui sobre esse tema, mas é sempre importante ressaltar. Esta é uma das soft skills mais requisitadas, pois com essa habilidade você é capaz de equilibrar e entender suas emoções, sabendo qual a melhor maneira de expressá-las, também podendo auxiliar os outros ao seu redor.

2️⃣ Comunicação assertiva: Possuir a capacidade de se comunicar de forma clara eficaz, compreendendo quem é o seu público, mas além de falar, você deve ser ouvir, e entender a mensagem que está sendo transmitida.

3️⃣ Trabalhar em grupo: A colaboração é crucial para um bom clima organizacional, um ambiente colaborativo é mais saudável e mais eficiente, pois se consegue reunir várias pessoas para que trabalhem com o mesmo propósito.

4️⃣ Gerenciamento do tempo: Ser proativo e autônomo é fundamental para ter uma rotina de trabalho produtiva, sabendo priorizar tarefas e demandas, contribuindo para a qualidade do trabalho.

5️⃣ Inteligência Cultural: Devido a globalização, cada vez mais acelerada que vivemos, estamos conectados a pessoas de diversos lugares, com visões e interpretações diferentes das nossas, sendo assim é necessário saber lidar com tanta pluralidade.

6️⃣ Criatividade: Esta habilidade não se resume apenas as áreas “criativas”, todos os profissionais devem desenvolver e trabalhar a sua criatividade, para buscar as melhores soluções para os problemas de suas áreas.